SERVIÇO DE SANEAMENTO

O QUE É SANEAMENTO?

Entregar a qualidade de vida que você merece é nosso maior compromisso.

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos. Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos, etc.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde (DATASUS), foram notificadas mais de 258 mil internações por doenças de veiculações hídricas no país.

Em vinte anos (2016 a 2036), considerando o avanço gradativo do saneamento, o valor presente da economia com saúde, seja pelos afastamentos do trabalho, seja pelas despesas com internação no SUS, deve alcançar R$ 5,9 bilhões no país.

NOSSOS SERVIÇOS
  • Consultoria e assessoria técnicas no planejamento, dimensionamento e implantação de projetos de saneamento, drenagem pluvial, limpeza urbana e pavimentação;
  • Fiscalização, supervisão, assessoramento técnico, acompanhamento e gerenciamento de obras;
  • Desenvolvimento de projetos básicos e executivos nas áreas de engenharia civil, sanitária, elétrica e mecânica;
  • Elaboração de planos de saneamento básico e de planos de gestão de resíduos sólidos;
  • Elaboração de diagnósticos, estudos de concepção, estudos de viabilidade, planos diretores e planejamentos;
  • Elaboração de projetos básico e executivo de sistemas de água de reúso, incluindo tratamento;
  • Elaboração de projetos básico e executivo de unidades de tratamento de resíduos de estações de tratamento de água;
  • Elaboração de estudos e pareceres técnicos;
  • Estudos de autodepuração de corpos receptores de efluentes;
  • Execução de levantamentos de campo, cadastros, levantamentos topográficos e investigações geotécnicas;
  • Elaboração de descrições topográficas e de processos de desapropriação;
  • Atividades de operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, estações de tratamento de água e de tratamento de esgotos sanitários e industriais, sistemas de limpeza urbana inclusive unidades de disposição final de resíduos sólidos;
  • Execução de atividades referentes à estruturação de gestões comercial e operacional de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos, incluindo, entre outros, planos de ação para melhorias de eficiência, otimizações energéticas, redução e controles de perdas de água.
image
COLETA E TRANSPORTE

Resíduos Perigosos Classe I

Nós realizamos o serviço de coleta de resíduos CLASSE I de forma segura e eficiente, por meio de frota especializada de caminhões homologados perante o INMETRO, devidamente equipados com placas sinalizadoras de segurança, e operados por colaboradores capacitados para o serviço. A emissão do PALLADIUM é imprescindível para a realização do transporte, de modo a assegurá-lo de acordo com a legislação e minimizar os impactos ambientais.

Os resíduos CLASSE I (Resíduos Perigosos) são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido às suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, exigindo tratamento e disposição especiais. Diversas empresas são multadas anualmente, fechando suas portas ou seus responsáveis serem apreendidos. Por estes motivos, nossa coleta e transporte de resíduos é realizada com acondicionamento adequado a cada tipo de resíduo, visando sempre minimizar o impacto visual e olfativo, aperfeiçoar a operação de coleta, evitar derramamentos e vazamentos no solo e minimizar os riscos de contaminação das pessoas envolvidas na coleta, colaborando com o meio ambiente e de acordo com as normas e leis exigidas.